Pequenas e Médias Empresas de São Paulo já podem implantar Sistema Solar Fotovoltaico com desembolso zero
Parece mentira mas é real a possibilidade das Pequenas e Médias Empresas financiarem até 100% do Sistema Solar Fotovoltaico e usar a antiga despesa em conta de luz para o pagamento integral da prestação no financiamento.
O fenômeno se dá basicamente por 2 motivos, o preço do sistema solar caiu cerca de 20% nos últimos 12 meses, e também pela redução do IPCA que levou à queda das taxas de financiamento indexados ao índice. Nesta situação encontra-se a “Linha Econômica Verde” da Agência Paulista Desenvolve SP (www.desenvolvesp.com.br ).
Geralmente o ponto de equivalência acontece em locais com nível de irradiação solar a partir de 5,0KWh/m², e nesta condição encontram-se 82% dos 635 Municípios do Estado de São Paulo. Tais como Leme 5.6, Limeira 5.52, Boituva 5.3, Itu 5.25, Campos do Jordão 5.15, Jundiaí 5.14, Sorocaba 5.13, São José dos Campos 5.05 e outros.
Há um ano o IPCA estava na casa de 0,55% ao mês contra o percentual atual de 0,27%a.m. Uma queda significativa.
Claro que existe sim o investimento, mas ele é totalmente amortizado mês a mês, pois a despesa que antes ia para o pagamento da conta de luz é redirecionado para o pagamento do financiamento bancário.
Bastará um rearranjo no fluxo de caixa e pronto! Não se tira sequer um real do bolso e olha lá o seu KIT Fotovoltaico novinho em folha, produzindo energia elétrica para autoconsumo, ininterruptamente, por cerca de 25 anos e praticamente sem manutenção.
Ainda existe o benefício adicional do aumento do valor da marca da empresa por evitar a emissão de toneladas de gases do efeito estufa, e adquirir o direito de uso do “Selo Solar”, que demonstra o compromisso da companhia com ações em prol do meio ambiente e a sustentabilidade.
O sistema solar fotovoltaico pode ser financiado em até 120 meses, mas apesar de ficar a sensação de ser um prazo muito longo, na verdade não é, e vale muito a pena. Isto porque o sistema dura mais de 300 meses, e a economia acumulada ao longo dos 25 anos chega a ser 30 vezes maior que o valor do sistema.