Decreto 11.456: como a novidade impacta no preço da energia solar?
Em vigor desde o dia 29 de março de 2023, o decreto 11.456 possibilita impactos consideráveis no preço da energia solar em território nacional, especialmente para a instalação de sistemas do gênero.
No entanto, isso ainda é apenas uma estimativa, uma vez que isso ainda depende de movimentos das próprias companhias que realizam esses serviços para concretizar essa ação.
Continue neste artigo para entender mais sobre o assunto e confira, no fim do texto, os motivos que sustentam a Vega Solar como a melhor solução nesse sentido, mesmo após essa alteração. Veja!
Como o decreto 11.456 impacta o preço da energia solar?
Conforme indicamos anteriormente, os impactos do decreto 11.456 no preço da energia solar não são imediatos. Afinal, a mudança depende das companhias responsáveis por esses processos, mesmo que, na prática, isso seja um movimento natural.
Nesse sentido, é preciso destacar que a alteração atinge especificamente os impostos federais por meio da inclusão de produtos dessa categoria no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS). Portanto, os valores cortados do montante final de projetos, nesse caso, se baseiam exclusivamente nisso.
- Leia também: Imposto zero: painéis fotovoltaicos têm tributos federais cortados até 2026
- Leia também: Lei 14.300/2022: confira como está a ‘taxação do sol’ no início de 2023
De qualquer forma, especialistas ainda esperam que isso gere resultados extremamente positivos, conforme apontou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) durante a divulgação da mudança.
Segundo a entidade, “(…) o PADIS resulta em redução nos custos de produção, mas quem poderá responder sobre a estratégia a ser adotada são as próprias empresas. Como a concorrência é cada vez maior, é provável que a redução seja repassada ao consumidor final”.
Além do preço da energia solar e de sistemas do gênero, a organização ainda espera que impactos sociais nesse sentido. Afinal, de acordo com ela, “(…) a inclusão do segmento de placas fotovoltaicas está em sintonia com os esforços do governo para descarbonizar a economia e estimular a produção de energias renováveis, o que contribui para cumprir as metas dos acordos climáticos internacionais”.
Qual a melhor empresa para investir em sistemas de energia fotovoltaica?
Considerando o momento vantajoso do mercado nacional, fica evidente a necessidade de investir em companhias especializadas nesse segmento para aproveitar essa fase. Nesse sentido, a Vega Solar pode ser uma alternativa.
Afinal, a companhia opera há anos no mercado fornecendo produtos e serviços de altíssima qualidade. Agora, mais do que em qualquer outro momento, pode oferecer condições extremamente vantajosas para seus clientes, independentemente do aporte financeiro de cada um deles.
Nesse sentido, se estiver em busca de uma empresa do gênero, não perca mais tempo! Entre em contato com a Vega Solar e solicite um orçamento especial para o seu projeto, e atue ao lado de uma das melhores marcas do setor.